Agradecimentos

A lista é longuíssima, pois esse projeto, como sempre digo, foi feito a muitas mãos.

Gostaria de começar agradecendo a todos os que doaram seu tempo para ser parte dessa pesquisa - toda a equipe, os parceiros, os apoiadores e os entrevistados.

Agradeço imensamente à Graciela Selaimen (Graci), ex-diretora de programa da Fundação Ford, atualmente líder para a América Latina da Iris - International Resource for Impact and Storytelling. A concepção deste projeto foi amadurecendo a partir de muitas trocas com ela. Um super obrigada ainda à Fátima Mello, à Erika Yamada e à Gleice Sanches, da Fundação Ford Brasil, especialmente por todo o apoio ao longo do caminho.

Meu muito obrigada também à equipe da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP/FGV) pela paciência em me responder as inúmeras perguntas que devolvia com a intenção de compreender melhor achados, aprofundar alguns pontos e oferecer novas perspectivas ao público; e à equipe da Ipsos, em particular à Priscilla Branco e à Marta Capacla, pelas boas trocas, dedicação e persistência em assegurar a melhor mostra possível e me ajudar a navegar em mares menos conhecidos e a compreender os achados e posições menos familiares, mais difíceis, mas não menos importantes. Sem o componente dos públicos não engajados essa pesquisa não seria a mesma.

Esse projeto não existiria sem uma equipe muito fera e incansável, que trabalhou com prazos apertados, especialmente no fechamento e na revisão. Agradeço particularmente à jornalista Maura Campanili, que acreditou e participou dele desde o início, e à pesquisadora Arminda Jardim, Minde; ambas foram parceiras de longas noites, fins de semana, e estiveram presentes sempre com enorme entusiasmo e devoção.

Um salve ao artista visual Aislan Pankararu, que em 2020 realizou a exposição "Abá Pukuá: Homem Céu" e em 2021 integrou a exposição “Por Um Sopro de Fúria e Esperança”, no Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (Mube), e aqui nos presenteia com a beleza e a força ancestral do seu trabalho.

Meu muitíssimo obrigada à equipe da Disarme Gráfico e à Café Art, responsáveis pela coesão, sofisticação e lindeza deste site, em especial ao ótimo astral de Bruno Ventura.

Um agradecimento especial ao Niki Mardas, diretor executivo da Global Canopy, pela redução da minha carga horária e pelas licenças de trabalho em 2021. Essa condição especial e excepcional foi primordial para a condução deste projeto.

Para o Nilo D'Avila, meu parceiro, para o Théo e para o Joaquim, meus filhos, me desculpo pelas ausências todas enquanto eu estava debruçada nesta pesquisa. Pela paciência e por todo apoio…, não tenho nem como agradecer!

Cristiane Fontes, Krika